André ViaMonte, um filho da nossa terra, em concerto no Conservatório Regional de Música de Vila Real.
Dia 23 de junho às 18h00.
Não perca!
André Viamonte nasceu em Zurique, em 1983. Filho de pais emigrantes, de Lamares, Vila Real, cresceu e viveu em Singen, cidade do sul da Alemanha. O legado cultural da sua infância permitiu-lhe aceder a uma panóplia de sonoridades, tendo encontrado inspiração em diferentes estilos musicais que fizeram parte da sua infância e adolescência, desde o folclore português ao fado, da ópera ao canto lírico, da bossa nova às vozes búlgaras.
Após a sua formação em Musicoterapia (Mestrado na Universidade Lusíada) e o contacto com as problemáticas sociais, ligadas à violência ao abuso e a outras áreas ligadas ao ramo da saúde (oncologia pediátrica, cuidados paliativos, geriatria, entre outras) levaram a uma consciencialização quanto artista, compositor e ser humano. A música passa a ter uma missão:
“Levar a música a uma via de união pelo sentimento baseada na empatia gerando sentimentos de pertença, respeito e tolerância.”
Em 2016 lança o álbum de estreia, “Via”: um trabalho que assumiu-se como um resultado musical e integrante de um mundo na
“… era da globalização, onde vários estilos se unem e onde várias línguas se fundem e falam uma só linguagem universal construída na emoção.”
O single Heartland conseguiu um maior destaque, acabando por integrar uma telenovela da TVI – A IMPOSTORA, tendo sido um dos temas mais acarinhados pelo público.
Ainda este ano, o músico vai lançar o segundo álbum: “Monte” que conta com a participação de Eunice Muñoz, B.leza (Hip pop), Nippy AshWinder (Voz, cantor oriundo da Índia), Beatriz Nunes (Voz actual dos Madredeus) e Coimbra Gospel Choir.
O álbum foi finalizado nos míticos estúdios londrinos Abbey Road Studios, com Alex Wharton, responsável por trabalhos de músicos emblemáticos do panorama mundial como: Paul McCartney, The Pixies, Gilberto Gil, St. Germain, Radiohead, Massive Attack, Coldplay, entre outros.
Está previsto para lançamento no início de Outubro deste ano.
O músico André ViaMonte é já intitulado pela Imprensa como “um dos melhores talentos da sua geração”!
Sob um investimento pessoal e da equipa este mesmo artista que é diferente, que tem algo muito próprio pela sua história, pelo seu caminho e que compõe de uma forma muito sui generis poderá agora ver ser tocado as suas obras no Norte numa tour de vários concertos.
Na verdade, o mesmo artista sendo independente é muito mais árduo o caminho e mais pesado será ter que competir sem apoios, sem grandes máquinas que o ajudem. No entanto, vai conquistando quem o assiste nos seus concertos onde se percebe que cada tema é verdade e que a VOZ é superior ao normal.